sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Entrevista a Vincent Coelho << A Selecção ? Um Verdadeiro Desejo... >>


Lobos em França : Porque decidiste de jogar para a Agronomia há dois anos ?
Vincent Coelho : Porque deixando as equipas jovens do Clermont-Ferrand e evoluindo na última equipa do meu grupo do Fédérale 2, tinha ainda a ambição de jogar a um nível mais interessante a fim de mostrar-me ao Seleccionador Tomaz Morais e de medir-me aos jogadores da Equipa Nacional.

Lobos em França : Como passaram-se estes dois anos no clube de Agronomia ?
Vincent Coelho : Quando cheguei, a equipa acabava de alterar de treinador, por conseguinte foi mais fácil para a minha adaptação porque era novo para todos. Fui muito bem acolhido pelo clube (jogadores, dirigentes…). A prova, 3 dias após a minha chegada, fazia os meus inícios com a equipa para a meia-final da Taça Iberica e marcava o meu primeiro ensaio !
Após os jogos seguintes foram mais dificil pelo facto que era necessário que adapto-me a um jogo mais baseado no evitamento que a confrontação. O meu segundo ano, não obstante com o novo coach, que conduziu mais rigor a nível do treino, tem-me permetido de desenvolver o meu nível de jogo.

Lobos em França : E no que respeita à Selecção ?
Vincent Coelho : Quando cheguei à Portugal, foi integrado aos grupos de treinos da Selecção, onde passava-se muito bem para mim. Contudo, não tive êxito a jogar com a Selecção. O segundo ano tinha começado muito bem a partir do mês de Setembro, com a participação nos estágios de post-temporada e os 2 jogos amigáveis contra Cambridge. Contudo, não mais fui convocado seguidamente, nem para os jogos nem para os treinos.
Por conseguinte, esta experiência foi para mim muito interessante e enriquecedora porque permitiu-me ver um rugby diferente, ainda que permanece-me mesmo assim um gosto de amargura, pela falta de comunicação entre o staff e mim.

Lobos em França : Qual balanço fazes destes dois anos em Portugal ? Lamentas de ser ir ou és satisfeito deste challenge ?
Vincent Coelho : De um ponto de vista desportivo, guardo uma boa experiência porque permitiu-me jogar com bons jogadores e ganhar alguns títulos. Guardarei mesmo assim algumas amarguras com estas duas finais perdidas que teriam devido nós retornar de direito vistas as nossas dominações sobre a temporada, e esta não-selecção.
De um ponto de vista social, foi uma da melhor experiência da minha vida porque permiti-me encontrar pessoas e ver coisas magníficas.

Lobos em França : Porque decidiste não prosseguir a aventura com Agronomia e retornar no clube que deixaste para ir à Portugal ?
Vincent Coelho : De um ponto de vista profissional, para uma pessoa que nasceu na França, não é evidente permanecer em Portugal muito tempo. Mas é sobretudo o facto de viver distante da sua família que começou a pesar.

Lobos em França : Decidindo retornar em França, tens posto uma cruz definitiva sobre a Selecção ?
Vincent Coelho : Continua a ser um verdadeiro desejo, ainda que sei muito bem o facto de evoluir em Fédérale 3 torna as coisas impossíveis. Contudo o ano passado, jogadores da segunda divisão portuguesa eram seleccionado, enquanto que penso que o Fédérale 3 é bem melhor.


Lobos em França : Para ti, quem vai suceder ao GDDireito para a temporada 2009-2010 ?
Vincent Coelho : Jogando à Agronomia, gostarei de dizer-te Agronomia. Contudo, Agronomia perdeu jogadores importantes esta temporada, à inversa do GDDireito.
Seguidamente para mim, há uma equipa que acho forte se conservarem os seus jogadores, é o CDUL.
Acho para uma final entre CDUL e GDDireito com uma vantagem para Direito.


Lobos em França : Como evoluíste em vários campeonatos em França e a Divisão de Honra de Portugal, podes dizer-nos à qual divisão situas o Campeonato português em França ?
Vincent Coelho : É bastante dificil dizer que o campeonato português equivale à tal ou tal divisão francesa, porque o jogo é realmente diferente, não obstante em relação ao nível físico, considero que as 4 primeiras equipas do campeonato teriam o seu lugar entre a Federale 2 e Federale 1. Em contrapartida, as outras equipas são de um nível demasiado inferior.
Para aquilo, estaria da ideia de fazer um campeonato que agrupa as melhores equipas portuguesas e espanholas.

Lobos em França : Qual é o jogador da Selecção que tem o nivel para chegar um dia num campeonato como o Top14 e o ProD2 ?
Vincent Coelho : Para mim, o jogador que evoluiu imensamente estes 2 últimos anos é Gonçalo Foro. Penso que as suas qualidades atléticas poderiam fazê-lo evoluir a um melhor nível. Seguidamente, Aderito que tem qualidades físicas enormes que ao meu parecer pedem apenas a ser tiradas para cima.
Se não, para mim, o futuro grande jogador da Selecção será Julien Bardy, não somente porque é um amigo, mas jogando com ele, sei das quais é e das quais será capaz. Estou igualmente contente da evolução de Juan Murré desde joga em França, ele surpreendi-me sobre os seus últimos aparecimentos com os Lobos.



Obrigado Vincent !

6 comentários:

Anónimo disse...

excelente entrevista !

Anónimo disse...

Bryan,
que tal uma sondagem sobre qual o melhor luso a jogar em França e sobre o XV ideal.

Anónimo disse...

Bryan,
não te esqueças do Adrien Timoteo (Oyonnax).

Anónimo disse...

Vincent... Boa entrevista. E és como dizes: há que continuar a acreditar que uma futura convocatória para a selecção é possivel. Boa sorte. Um abraço do Miguel Portela

Anónimo disse...

Obrigado Miguel!! Tudo de bom para ti e a tua familia! Abraço
Vincent Coelho

Xinês disse...

Caro Vincent. Gostei de te ter como companheiro nestes 2 anos, continua a acreditar...
abraços Xinês