segunda-feira, 2 de março de 2009

Resultados da fim de semana : Portugueses em França


Em primeiro, desculpa por não ter podido bloguar estas 2 últimas semanas. Com efeito, era doente e também por falta de tempo....Mas estou de volta com força....espero.....

Esta fim de semana havia muitos jogos com em principal os jogos de Federale 1, os jogos para a descida e a subida começaram......


Top 14 : (Jornada 18)

-Montpellier (9) de Gonçalo Uva perdeu contra Perpignan (2) 50 - 13
Gonçalo nao jogou !



ProD2 : (Jornada 21)

-Auch (12) de David Penalva e Cristian Ruben Spachuk perdeu contra Grenoble (7) 26 - 03
David jogou 75 minutos porque teve 1 cartao amarelo
Cristian jogou 20 minutos
A notar : David era o melhor jogador no terreno da sua equipa

-Lyon (9) de Cedric Leite perdeu contra Aurillac (11) 18 - 09
Cedric jogou 20 minutos !


Fédérale 1 : Primeira jornada da Jean Prat (para a subida em ProD2) e Play Down (para a descida em Fédérale 2)


Equipas da Jean Prat : Chateurenard, Cahors, Valence d'Agen, Tyrosse, Dijon e Langon
Equipas da Play Down : Villeurbanne, Carqueiranne-Hières, Montmélian, Saint-Nazaire, Romans, Mauléon e Lourdes

Jean Prat :

Poule 1 :
- Chateaurenard de Ivo e Marco Morais perdeu contra Bobigny 17 - 06
Ivo jogou 47 minutos

Poule 2 :
- Cahors de Arnaud Ferreira perdeu contra Limoges 7 - 23
Ferreira jogou todo o jogo

Poule 4 :
- Valence d'Agen de Yannick Ricardo ganhou contra Tyrosse de Francisco Fernandes 22 - 14
Yannick nao jogou; ele estava lesionado e Francisco tamben...

Poule 5 :
- Dijon de Emmanuel Rebelo ganhou contra Langon de Olivier Soares 40 - 12
Emmanuel jogou todo o jogo e Olivier jogou 40 minutos

Play Down :

Poule A :
- Villeurbanne de Mathieu Ferreira e Fabio da Silva perdeu contra Montluçon 08 - 15
Fabio jogou todo o jogo
Poule B :
- Montmélian de Nicolas Ribeiro perdeu contra Argelès-sur-Mer 13 - 17
Nicolas jogou 61 minutos
- Saint Nazaire de Juan Murré ganhou contra Hagetmau 27 - 26
Juan jogou 32 minutos

Poule C :
- Romans de Nelson Soares perdeu contra Ribérac 12 - 09
Nelson jogou todo o jogo

Poule D :
- Mauléon de Georges Simoes perdeu contra Boucau-Tarnos 25 - 19
Georges jogou todo o jogo

Poule E :
- Lourdes de Thomas da Costa e Olivier Veronese ganhou contra 22 - 13
Thomas jogou 62 minutos

Espoirs : Jogos atrasados

Poule 1 :
- Clermont (3) de Julien Bardy ganhou contra Bayonne (5) de Mickael Martins 23 - 19

10 comentários:

Anónimo disse...

Pour ceux qui n'ont pas sporttv, il y a possibilité de voir les match en direct ou en diféré de la RWC sevens pour pas trop cher ici : http://live.rwcsevens.com/home/index.html

Anónimo disse...

Carta aberta ao Bryan :

Bryan sinto desde ha alguns dias duas coisas que nenhuma delas me agrada… sinto uma baixa da tua motivação e uma concomitante diminuição da frequentação do teu site…

Então esta tarde, armo-me de coragem, e permito-me uma sugestão que espero não levaras à mal.

Antes de isso, quero te dizer que se me arrisco a te propor nada menos que de realizar uma revolução no teu site é porque faço parte daqueles lusodescendentes que vivem em França que têm se interessam rugby português, que sofrem da manifesta falta de comunicacao sobre o assunto e portanto que não querem ver o teu site desaparecer, assim como muito desapareceram alguns meses após a RWC (uma vez os autores sufocados) a mais porque ele é centrado na relaçaoPortugal /França e isso é dos pontos mais nos interessa, como sabes.

Por conseguinte, penso… penso…. que, para o bem do teu site, para a sua sobrevivência e, mais ainda, para o seu desenvolvimento, deverias…. Completamente refazê-lo, ao idêntico, mas em FRANCÊS !!!

Ja sei, estou te ouvindo, dizes certamente "mas que vão pensar os portugueses de Portugal, eles vao ainda dizer, “olhas para aquele, mais um imigrante que se toma para um Francês” e por acaso eu compreende este tipo de reacçao, porque também é-me insuportável ver imigrantes falarem portugues durante as ferias em Portugal, até me da ideas de assassinato! No entanto, uma vez essa reacção epidérmica passada, os português de Portugal poderão compreender que a passagem do teu site do portugues para o frfances é uma necessidade prática e pragmática, para o bem de todos e do site.
Eles têm que saber que desde nascemos aqui en França os franceses (de sangue) empregaram-se a dar-nos uma imagem socialmente desvalorizada da nossa origem e, portanto, da nossa lingua. por isso, muito entre nós procuram apagar, nomeadamente durante a adolescência, o estigma lusitano procurando impotentemente uma identidade francesa. Algums negligenciaram a prática da língua dos nossos antepassados e por exemplo pararam de ir a escola portuguesa logo que estiveram na idade de opôr-se aos pais… tornando-se adultos, muitos lamentaram de ter tido essa vergonha...

Resumindo, isto tudo para tentar te convecer, caso que tiveres duvidas, que não é grave se, porque escreves mal o português (nao podes negar, pior ainda que eu !), porque essa língua, mesmo através de um tradutor, não te permite exprimir precisamente o que pensas, resolveres, como te incentivo, refazer o teu site em francês !

Assim, encontraras certamente mais motivaçao, o site te pedira menos tempo, poderas exprimir precisamente e frequente a tua opinião, certamente que muitos mais dos internautes que vivem em França e que passam por aqui e se encontram travados pela obrigaçao (nao escrita) de intervir em português ousarao intervir mais frequamente, até se qualar que muito mais dos lusodescentes jogadores se mostraram interessados por dar itrevistas.

Finalmente, quer ter tranquilizar, Muitos dos portugueses de Portugal que vêem por aqui passear lêem muito bem o francês (melhor do que nos escrevemos o portugues) e principalmente os amadores rugby isso por diversas razões. Porque o francês ainda é ensinado largamente em Portugal, porque o rugby é um desporto principalmente seguido em Portugal pelas classes socialmente superiores que, como tais, não têm nenhuma dificuldade com o francês, enfim porque os filmes franceses em Portugal continuao a nao serem traduzidos…
BRYAN! Aceita esta revoluçao !

Faz um site em francês que fala do rugby português !

Uma última coisa, creio em qualquer caso, qualquer que seja a tua decisão, que deverias tentar encontrar um meio de melhor te referenciares no motores de pesquisa tipo "Google".

Um abraço

Claudio

NB : eu tenho o teu email, tens o meu, poderia ter te mandado esta proposiçao por esse meio, mas acho importante fazer-la aqui e, tanto que seja possivel, recolher a posicao dos outros sobre esta proposta idecente

Anónimo disse...

Bryan... eu gosto muito de saber dos lusodescendentes em frança e acompanho desde sempre o teu blog... por favor nao mudes para francês .... porque eu pararia de cà vir.... porque nao entendo frances.

obg

Anónimo disse...

não mudes para francês! ta optimo assim! e em relação aos portugueses em frança eu diria que são a comunidade imigrante mais bem-vinda e mais bem integrada de todas as comunidades imigrantes em frança. Reparem nos marroquinos, argelinos, países da africa negra, mali, senegal, não tem nada a ver o papel dos portugueses em frança.
Esta é uma opinião que já me foi dada por vários franceses. Não neguem as vossas origens, isso não vos impossibilita a integração em França.

Anónimo disse...

Bryan,

Concordo em absoluto com o Cláudio. Apesar de não dominar francês, consigo lê-lo, sem dúvidas de maior, tal como a maior parte dos habitantes de portugal que se interessam por rugby. Acho que seria uma óptima revolução porque poderias exprimir-te melhor, o que melhoraria certamente as opiniões dos visitantes. Ou seja, todos sabemos que tens a melhor das intenções e que todos vós em França são tão portugueses como nós. Mas, por vezes, achamos as tuas opiniões facciosas e julgo que será por não entendermos bem as tuas opiniões. Para além disso, podemos sempre intervir em português porque, como qualquer pessoa, entederás muito melhor o português escrito e falado do que falas e escreves.

rui

Anónimo disse...

ah e, mais uma vez, parabéns por todo trabalho que tens resolvido. Aposto que, mesmo que não admitam, até o staff português consulta o teu site para saber mais sobre os lusodescendentes.

abraço
rui

bryan disse...

Claudio muito obrigado de ter deixado o teu mensagem na caixa dos comentarios ! Par responder-te: nao sinto uma baixa da minha motivação, é simplemente o facto que o meu ano escolar é muito dificil porque tenho o meu Bac Cientifico no fim do ano e quero entao uma boa mençao !
Tamben a minha motivaçao é no maximo como sabes na proxima semana o 14 e 15 de março vou por Portugal ver o club do Benfica e tal vez a Selecçao. Pensou que é uma prova do meu desejo de ayudar o rugby portugues !
Sobre a questao de mudar a idioma do blog nao pensou que seria uma boa ideia : dises-te que os portugueses de Portugal fala e compreende o frances mas posso dizer-te que é falso porque falo com alguns deste e ninhum (digo bem ninhum) compreende o frances !
Tanbem nao quero porque sinto que depois mas de 1 ano que este blog existe, o meu portugues é melhor de dia em dia !
Como disse Rui algumas pessoas da selecçao consulta o meu blog e por isso quero que o blog seja em portugues.....

P.S.: nao utilisou ninhum tradutor é pensou que neste comentario, podes ver que o meu portugues é bastante(bom) !

Tchao !!!!!

Anónimo disse...

ok bryan ! estou tranquilizado. OS estudos é o mais importanto, a prioridade das prioridades. continua entao assim e desfruta a tua passagem em Lisboa. Comprei là uma camisola do benfica rugby bastante bonita... por o meu lado vou ver se consigo abrir um blog em frances sobre o rugby numa visao portugal frança com algumas informaçaoes mais tentando de fazer alguma coisa diferente do que ja foi feito aqui ou ali... o problema é que o o meu trabalho no escritorio nao me deixa muito tempo livre...e tenho tambem que gozar da familia e dos amigos... em todo caso, se tomas essa decisao sera aqui que anonciarei em primeiro a abertura desse tal enventual site. Ciao !

Anónimo disse...

é a primeira que escrevo neste blog, no entanto este blog é sempre dos 1ºs sempre que quero ver o que se passa no rugby e em portugues.

Portanto Bryan, acho que a decisao correcta é a de manteres o blog em portugues.

Primeiro porque como muito bem disses te só evoluirás no portugues, se o praticares e não é a escreveres em frances que o vais melhorar, depois porque penso que neste momento este é o blog de referencia para os portugueses de portugal que pretendem saber algo da actualiadade do rugby portugues em geral.

Penso que muitas mais pessoas que apreciam rugby partilham da mesma opiniao que eu.

Em relaçao aos luso franceses, penso que é um balão de oxigénio que eles tÊm ao poder ver o teu blog e ter as coisas escritas em portugues, uma vez que estao tambem a recordar/aprender o portugues.

Por estas raz´~oes aqui evocadas, continua assim e terás cada vez mais noticias, porque se houvesse mais blogs como o teu a falar do rugby portugues o rugby nacional estaria muito mais divulgado.

Grande Abraço e fica bem,

Quanto ao Benfica, aí é uma coisa que podes mudar :P

Abraço a todos e saudaçoes rugbisticas

Claudio disse...

Entao Bryan, resolvi commecar aquele blog en frances... sem nenhuma idea de te fazer concurencia, mas simplesmente de ocupar um luga ainda disponivel... se quiseres me incluir nos teus links : http://rugbydelisbonneaparis.blogspot.com/ nos meus ja estas evidentmente !