domingo, 20 de dezembro de 2009

Controvérsia


Para o dois centésimo artigo, vou abordar um assunto polémico que poderia ser decisivo para a sequência da temporada em curso para a nossa Selecção Nacional.
Com efeito, o 8 de Janeiro próximo terá lugar a eleição para designar o futuro presidente da FPR.
Esta decisão de efectuar esta eleição durante da temporada foi tomada pelo o Presidente da Assembleia Eleitoral, Sr. João Pedro Pinto de Sousa.

Decisão que acho complementa aberrante e incompreensível.

Primeiro, a temporada 2009-2010 é a mais importante do rugby português com a eventual qualificação para a Nova Zélandia. No caso onde o actual presidente da FPR, Didio de Aguiar, não seria reelegido, o que aconteceria ? Alterar de organisação AGORA seria pôr uma cruz sobre a nossa qualificação.
Por isso, estou do mesmo sentido que os clubes como Académica, Belenenses, CDUL e Direito : fazer esta eleição depois desta temporada, no mês de Junho por exemplo.

Em segundo lugar, no que diz respeito aos clubes : aquilo alteraria algo para eles enquanto que a temporada já começou ? Não !
Mesmo o actual presidente da Agronomia, Amado da Silva, que preconize os direitos dos clubes, nada poderia fazer para a temporada em curso.
Enquanto que no mês de Junho e no caso onde o Sr. da Silva seria elegido, ainda teria tempo para preparar o ano desportivo 2010-2011.

Não sou aqui para dar a minha opinião sobre os dois candidatos à esta presidência mas simplesmente para pedir uma ética desportiva e mais bom sentido.

Tambén queria pôr extractos do artigo que foi posto sobre o blog do CDUL e que acho pertinente :

""" [...] os ora subscritores consideram inconveniente, para o rugby português, que a actual Direcção e os restantes órgãos, vejam cessados os seu mandatos a um terço da época desportiva, e no momento crítico da qualificação para o campeonato do Mundo."""

""" Tal circunstância poderá, entre outros, correr o risco de perturbar os patrocinadores institucionais do Rugby português, ao ver a Direcção substituída abruptamente, quando o poderia ser até finais de Agosto de 2010."""

""" Caso se considere que a actual Direcção da FPR seja incompetente ou inidónea, o processo adequado para a fazer cessar é a moção de censura, e não tirar ilícito aproveitamento, do regime transitório da nova Lei das Federações Desportivas."""

"""Neste momento estamos precisamente no momento decisivo do ciclo da qualificação para o campeonato do mundo, que terminará em Março de 2010. Seria de bom senso, de elementar correcção e até de elementar desportivismo (fair Play), não sujeitar os actuais órgãos da FPR a um escrutínio eleitoral antecipado, a dois meses dos momentos decisivos da qualificação para a prova máxima do rugby e de um dos três maiores eventos desportivos mundiais."""

17 comentários:

Anónimo disse...

Estás enganado Bryan. O teu trabalho de divulgação tem sido fantástico, mas não conheces bem a realidade interna do rugby português; O trabalho e o progresso alcançados até agora são fruto do Tomaz e a actual direcção nada tem de mérito nisso, senão destruir toda a competitividade interna em prol das necessidades dos Lobos. O Campeonato nacional é uma anedota, os sponsors e o público estão a desaparecer e qualquer dia temos um só clube; A selecção.
Além disso os abusos de poder e os favorecimentos ilícitos ao Direito, Belenenses e CDUL, são por demais escandalosos para deixar passar. Nada vai mudar em relação à selecção - antes pelo contrário - clubes mais fortes e competitivos significam melhor qualidade disponível para os Lobos.
O Dídio não queria ter já as eleições porque se fossem depois da decisão do apuramento, de duas uma; ou nos apurávamos e ninguém ia ter coragem de o confrontar, ou então ele ia-se embora e deixava a outro a tarefa de emendar o caos internos que ele nos deixou.
O texto que citas no teu blog só prova o desespero de quem sabe que vai perder a situação de previlégio de que abusivamente dispõe
Entendes agora?

Um blogger farto de ser prejudicado pela cambada do Dídio

Anónimo disse...

Nem mais!

bryan disse...

Onde é que eu diz que o trabalho e o progresso alcançados até agora são frutos dos dirigentes da FPR ? Sei que um grande trabalho realizado foi por parte do Tomaz e do seu staff. Isso sei e acho que estou bem disposto de falar disso.

Tambén do que estou a perceber do ultimo comentario (diga-me se estou a enganarme), onde é que eu estou a perder uma cualquer situação de previlégio ? Nao tenho nada a ver com os dirigentes da FPR, nao conheço 1 deles ! Sabes, que seja Didio de Aguiar, Amado da Silva o otro, para mi, nada vai mudar.

O que quis dizer neste artigo é so que eleiçao no meio da temporada nao pode acontecer porque estamos a dois meses de uma possivel qualificaçao para um Mundial e que nao podemos voltar para tras.
Em França por exemplo, eleiçao em Janeiro nao existem, tudo se faz em fim de temporada.

Anónimo disse...

Bryan,

Tranquilo. Eu não estava a falar de ti. Estava a falar dos actuais dirigentes dos clubes que são "donos" da FPR, e que vão perder muito se o Dídio não for - como espero - reeleito.
A eleição não vai mudar em nada o trabalho da selecção, nem a qualificação para o mundial. Esse facto já foi tornado bem claro em conversa recente com o Tomaz.
Todos queremos ver portugal no Mundial. O que não queremos é que isso aconteça à custa da destruição do rugby de clubes e das competições internas.

Continua o teu bom trabalho

Anónimo disse...

bryan

je t ecris en francais car je ferais trop de fautes en portugais
comment peux tu parler de ces choses a l age que tu as
quelle experience a tu de la vie associative a 17 ans
comment peux parler d une politique qui se joue a 2000kms de chez toi
continue a faire ce que tu fais ( peux depuis quelque temps)et laisse les hommes selectionner et parler politique entre eux
continue ton exellent travail de decouverte et donne nous les resultats de nos gars en france et laisse le reste aux autres blogs qui sont tres bons

Anónimo disse...

Porque é que o Sr Silva só se candidata agora?

Se antes os dirigentes eram "donos", agora ficam com plena propriedade ( podem fazer o que bem quiserem). Antes encolheu-se SEMPRE.

Para quem ainda não percebeu, o próximo Presidente da FPR fica com poder total como nunca antes se tinha visto.

Isso, sim, é um perigo ficar com o Sr Silva o qual tem demonstrado tiques ditatoriais como mais nenhum.

Vai a FPR nas mãos exclusivas de Agronomia/Benfica?

"Contra tudo e contra todos" é o slogan que mais se ouve vindo das hostes agronómicas.

Atencion mes Amis...

Anónimo disse...

Ó caro anónimo,
Caso queira que o rugby em portugal(competição domestica) daqui a 10/15 anos se dispute apenas em dois jogos:
1º Restelo/E.Nacional
RESERVAS DO BELENENSES VS RESERVAS GDD
2º Em Monsantos
Reservas do GDD vs RESERVAS BELENENSES
Jogam as reservas porque os titulares estarão a representar a Selecção Naional de XV e VII.

NUNCA MUDE DE IDEIAS

Anónimo disse...

Consulte os sites da ARN e ARS e clique em sub 14.

Vá ao site da FPR e clique em:Calendário
Resultados
Tabela de classificação

e percorra os campeonatos de sub 16, sub 18 e sub 21.

Aí vai realizar que há mais mundo do que o seu ...lá na Sobreda.

Em Portugal o rugby está a andar...contra tudo e contra todos...eheheh!

Anónimo disse...

Oh, Freitas porque é que falas do que não sabes. Porque é que não falas com o Engº Amado da Silva para ele te explicar as coisas? Porque é que dizes que vai haver instabilidade na Selecção ? Não sabes que o Engº Amado da Silva (não é o teu amigo Silva)falou com o Toma´s e sempre defendeu a Selecção? Não sabes que a proxima época tem que estar definida até Junho ? Não sabes que as eleições eram para ter sido mais cedo e foi o Dídio que prepositadamente as retarou para chantagiar ? Porque é que não lês o Comunicado do Presidente da Assembleia Geral e vez quem é que te está a mentir ?Porque é que não falas com o teu patrício Vincent Coelho? talvez este te explique melhor do que é a mafia do rugby em Portugal. Por fim , porque é que não pedes desculpa ao Sr. EngºAmado da Silva ? Estavas a fazer um bom trabalho, porque é que não te mantens a falar do que sabes? Podes ser útil. Já agora vê se te esforças mais um bocadinho com o teu português.

Anónimo disse...

Espero que este último comentário não seja uma antevisão da forma como as pessoas passarão a ser tratadas quando tiverem opiniões contrárias aos outros.

Lamentável o tom.

Anónimo disse...

Simplesmente lamentável.

A má criação é estonteante.

A arrogância, de quem julga ser detentor da verdade, é abominável.

Anónimo disse...

Anónimo das 0.08 de dia 22: Sem querer entrar em discussão sobre os candidatos, que respeito e admiro pelo que têm feito pelo rugby português, não posso deixar de criticar-te pela forma indelicada e parva como te diriges ao Brian. A boca final é, então, completamente despropositada e Imbecil. Faltas ao respeito de um portugues que, pelo trabalho que faz, muito tem feito pelo rugby nacional. Se escreve mal português é normal... Pior é o que tu fazes: Criticas o português de alguem que vive no estrangeiro e, depois, dás calinadas de um verdadeiro ignorante... Não vês com vez??? Prepositamente??? Não querias dizer Propositadamente? Pena que sejas um cobarde e não assines a tua opinião (lamentável). Miguel Portela

Le Tos disse...

Força Bryan!
Continua o teu grande trabalho!
e o teu portugues é igual ao meu! não te deixas abater com isto!

Anónimo disse...

Nos países civilizados são todos Sr, Drs são só os médicos e os catedráticos. O resto seja engº seja o que for é Sr ou Mr. Capicce?

Anónimo disse...

* capisce *


iliterados que querem depôr os eng´s .... triste.

Tio do Justiceiro.

Anónimo disse...

Depor os saloios.

Anónimo disse...

C.Leite podia ser grande reforço...