terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Quem vao ser os Portugueses em França escolhidos pelo Tomaz Morais ?

.....
Estamos no ultimo mês de preparaçao antes o inicio do 6 Naçoes B que conta para a qualificaçao na World Cup 2011.
.....
Os lobos que jogam em Portugal estao numa preparaçao muita intensiva desde septembro com o famoso CAR (Centro de Alto Rendimento). Centro que permitiu ums treinos quase cotidianos, especificos, individuas e colectivos.

Projecto muito importante para estes jogadores que vao defrontar jogadores romenos, georgianos, russos que jogam nos melhores clubes franceses.
.....
No que diz respeito aos lobos que jogam em França, é imporante de saber se estes jogadores vao estar na sua maxima força.
.....
Para os jogadores que jogam em Top14 e ProD2, é inegavel que o nivel nao pode ser reposto em causa : jogadores que tem treinos diarios profissionais, jogando ao mais alto nivel, so podem ser jogadores de qualidade.
Certamente, isso nao quer dizer que o seu nome no XV é assegurado, eles deverao bater-se para obter um lugar de titular.
Jogadores nesta situaçao sao : Julien Bardy (que fara tudo para jogar contra a Espanha e sobretudo a Roménia), David Penalva, Juan Murré, Lionel Campergue, Cristian Spachuk (seria um milagre).
.....
Agora, o que pode dar a reflectir é o nivel que vai afixar os lobos que jogam na Fédérale 1 e 2.
O nivel destas duas divisaos nao é reconhecido ao seu justo valor.
Entra a ProD2 e as melhores equipas de Fédérale 1, so o nivel dos 3/4's é diferente. O nivel dos avançados é mais ou menos o mesmo.
Por isso, um jogador como Aurelien Béco é um jogador que esta muito proximo do nivel profissional (se ja nao é o caso).
No nivel dos 3/4's, pode haver algumas excepçao como o caso do nosso Emmanuel Rebelo. Quem viu o jogo contra Tonga nao pode dizer que Emmanuel nao tem lugar na nossa Selecçao.
Jogadores nesta situaçao sao : Aurelien Béco, Emmanuel Rebelo, Thomas da Costa, Francisco Fernandes e David dos Reis.
.....
No final, 10 jogadores de França poderao ser chamados. Sem contar ainda os jovems como Anthony Alves, Thomas Vaz, Samuel Marques.....
.....

5 comentários:

Anónimo disse...

Será que em países como África do Sul e Inglaterra não haverá também luso descentes e\ou portugueses capazes de dar um valioso contributo à selecção? São dois países excelentes no rugby que historicamente recebem muitos imigrantes portugueses.

Great_duke disse...

De certeza que há...o problema é haver quem os identifique...uma rede de, digamos, "olheiros" é algo impensável no actual estado do rugby nacional...mas é pena!

Entretanto, penso que o essencial é desenvolver o rugby que se joga em Portugal. É conseguirmos ser nós a criar condições para termos jogadores de bom nível em Portugal.

Se virmos na quantidade de romenos e georgianos que jogam nos campeonatos profissionais franceses a treinar e jogar ao mais alto nível todas as semanas, então somos obrigados a reconhecer que o que os Lobos fazem é quase um milagre...

Unknown disse...

Já temos um olheiro na África do Sul. Há de facto alguns jogadores luso-descendentes de qualidade. Poderá haver surpresas em breve ... David

Anónimo disse...

Achei interessante lançar esta discussão porque eu jogo em Inglaterra (mas sou muito mau jogador) e pela minha divisão fora nunca ouvi falar em outros portugueses. E aqui os clubes juntam-se todos e levam as 3as partes a sério, se é que me percebem... E todos acham engraçado haver um português na equipa ou a jogar contra eles. Aqui a selecção de sevens é muito conhecida e reputada.

Anónimo disse...

Considero que seria muito interessante, se realmente fosse possível, obter dados concretos sobre jogadores portugueses a actuar na África do Sul, onde temos uma grande comunidade lusa.
Em que clubes jogam, quais as suas posições, idade, etc.
Se alguém que viva na África do Sul, tiver disponibilidade para este trabalho, seria uma mais valia.
Temos uns largos milhares de descendentes na África do Sul, cujo desporto rei é o rugby.