segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Balanço da primeira parte desta temporada 2010/2011


Estamos a meio percurso do desenlace final de todas as competicões francesas (Top14, ProD2, Fédérale1). Por isso, vamos hoje e amanha fazer o balanço dos nossos jogadores a actuar em França. Hoje, trata-se de saber o que aconteceu e sobretudo o que fizeram os nossos jogadores empenhados na Top14 e ProD2.


Top14 : Julien de Sousa Bardy e Gonçalo Uva.

O jovem internacional português (com 5 internacionalizações) efectuou, no mês de Julho, dois jogos de preparação de grande nivel que lhe permitiram começar a temporada como titular contra o Perpignan. Julien de Sousa Bardy jogou depois contra o Racing-Metro onde teve uma bastante boa prestação apesar de ter jogado apenas 41 minutos. Depois deste jogo, lesionou-se contra Bayonne aos 13 minutos de jogo. Jogou 3 jogos da Top14 e foi titular outras tantas vezes. Não se pode esquecer os três outros jogos que jogou e isso com a nossa Selecção Nacional. Foi sem duvida o melhor jogador deste Outono Internacional (Frederico Oliveira não esta muito longe).
Para esta segunda parte da época, Julien tem como objectivo estar mais presente nas listas de convocados o que vai ser ainda mais complicado com menos jogos que o previsto já que Clermont esta quase fora da H-Cup e também com muita concorrência (Julien Bonnaire, Alexandre Audebert, Alexandre Lapandry, Jason White.....).

Gonçalo Uva jogou 4 jogos de Top14 e 4 outros tambem na Amlin Challenge Cup. Foi cincas vezes titular e jogou muito bem nos jogos de Amlin ChallengeCup. Gonçalo tem na minha opinão possibilidades de estar muito mais presente nas convocaçãos. Falta-lhe um jogo de referencia.


ProD2: Cristian Spachuk, Laurent Balangué, Fabio da Silva, Lionel Campergue, Samuel Marques, Jean Sousa, Cédric Leite e Lionel Esteban.

Cristian Spachuk é sem duvidas um dos melhores pilares da ProD2. Foi convocado 14 vezes e jogou 9 como titular, estes 4 ultimos meses foram os melhores de Cristian desde a sua chegada em França. Pela TV, tive a sorte de ver um dos seus jogos (foi contra Albi) e foi espectacular nas formaçãos ordenadas. Cristian vai sem duvidas confirmar este mais que excelente inicio de temporada. Com Portugal fez dois jogos que mostraram o que é um pilar nivel ProD2/Top14.

Laurent Balangué efectuou 2 jogos desde o inicio desta temporada com um a titular. Ainda muito jovem com 22 anos, mostra que vamos poder contar com ele para o futuro. Com Portugal, entrou em jogo 3 vezes e sempre se notou uma mais valia. Esperamos vê-lo mais vezes nos convocados de Colomiers.

Fabio da Silva foi sem duvidas o melhor jogador de Saint-Etienne desta primeira parte (com Péclier). Jogou 11 jogos (7 como titular) e foi sempre um dos melhores jogadores em campo. Infelizmente, lesionou-se no fim de novembro. Esta disponivel para jogar com Portugal.

Lionel Campergue foi também excelente desde o inicio da temporada com 14 jogos (9 como titular). Com 23 anos, mostra que tem o futuro de um grande talonador. A sua segunda parte de temporada vai ser ainda melhor sem duvida.

Samuel Marques foi convocado duas vezes e jogou apenas 4 minutos de jogo. Com 22 anos, o seu treinador da-lhe muitas qualidades. Esperamos vê-lo mais nesta segunda parte.

Jean Sousa tem 20 anos e é uma grande esperança do rugby francês como segunda linha. Fez dois jogos desde o inicio da temporada com Lyon.

Cédric Leite esteve lesionado até fim outubro e jogou 4 jogos (2 como titular).

Lionel Esteban chegou no mês de novembro no clube de Albi. Fez dois jogos e infelizmente lesionou-se. Lionel é o pilar menos pesado da ProD2 e não se explica a sua capacidade a lutar contra pilares que tem 20 até 30 quilos de mais que ele.

1 comentário:

Anónimo disse...

E o jonathan leite?