quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Portugal - Roménia : Resultado



A nossa Selecção Nacional ganhou o seu primeiro jogo deste 6 Nações B 2011-2012 contra a Roménia 24 - 17.

A nossa Selecção Nacional entrou muito bem no jogo com um primeiro ensaio de Pedro Silva (que realizou um excelente jogo com o seu companheiro segundo centro Frederico Oliveira) após um inexplicavel erro da ponta romena. Joe Gardener que foi bastante bom ao pé esta tarde de sabado transformou. Portugal 7 - 0 Roménia.
O jogo concentrou-se sobretudo no meio campo com muitos erros das duas equipas e após uma Touch mal lançada da parte dos romenos, Portugal recupera uma formação ordenada. Esforço da mêlée romena que provoca uma falta dos portugueses. Portugal 7 - 3 Roménia.
Logo a seguir, falta dos romenos no centro do campo, lado português, que Joe Gardener pede e consegue a penalidade de mais de 51 metros. Portugal 10 - 3 Roménia.
Aos 22 minutos de jogo, Portugal com exatamente 4 fases de jogo e uma jogada de
Antonio Aguilar que se joga de dois romenos perto da formação espontânea e ainda dá dores de cabeça ao defesa romena. Joe transforma sem problemas. Portugal 17 - 3 Roménia.
Após o ensaio, a Roménia entra nos 22 metros portugueses e assegura mal a bola.
Frederico Oliveira, que foi mais uma vez o grande protagonista do jogo, recupera a bola e corre até a linha de ensaio após mais de 60 metros de corrida, isso aos 25 minutos de jogo, com a transformação de Joe Gardener.
Até o fim da primeira parte, a Roménia jogou o rugby que os caracterizam tão bem; jogos de pick and go com os avançados mas Portugal conseguia sempre recuperar a bola.

Na segunda parte, Portugal ainda entrou bastante bem mas com muitos Turn-Over as equipas tinham muitos dificultades a fazer o jogo e criar desestabilizações nas defesas. Contudo, Portugal estava muito mais perigoso com
Juan Murré a entrar nos 22 metros romenos e também uma acção no meio campo com Gardener a jogar muito bem com Juan Severino que com Vasco Uva joga o dois contra um. Vasco que vai ao ensaio é finalmente recuperado na linha de ensaio pelo o defesa romeno e cuando vai para marcar o ensaio faz um avant. Portugal nunca foi tão perto do quarto ensaio que dava o ponto de bonus ofensivo.
Portugal conseguia até este momento o que pedimos a uma equipa de rugby sempre avançar e sobretudo nunca recuar . No fim do jogo, Portugal que depois muitos boms momentos de rugby e de oportunidades dá a bola aos romenos que consegue marcar o seu primeiro ensaio do jogo (nesta acção dois placagems falhados da parte de Portugal de
Gonçalo Foro e Antonio Aguilar).
Finalmente, a Roménia que realmente não foi muita perigosa neste jogo conseuqgue marcar o seu segundo ensaio. Ensaio muito contraversido com talvez um avant e um pé na linha de Touch. Na minha opinão, o ensaio não devia ser aceitado: a ponta romena recupera a bola mas com o pé fora do campo. Assim os romenos, consegue recuperar o ponto de bonus defensivo. Resultado final: Portugal 24 - 17 Roménia.

Portugal jogou com:

1. Juan Murré
2. João Correia (16. Lionel Campergue, entrou aos 50 minutos de jogo).
3. Anthony Alves (17. João Junior, entrou aos 61 minutos de jogo).
4. Gonçalo Uva (19. Laurent Balangué, entrou aos 56 minutos de jogo).
5. Eduardo Acosta
6. Vasco Uva (18. Tiago Girão, entrou aos 60 minutos de jogo).
7. Julien Bardy
8. Juan Severino
9. José Pinto (22. José Lima, entrou aos 50 minutos de jogo).
10. Joe Gardener (20. Pedro Cabral, entrou aos 67 minutos de jogo).
11. António Aguilar
12. Pedro Silva (21. Francisco Mira, entrou aos 67 minutos de jogo).
13. Frederico Oliveira
14. Gonçalo Foro
15. Pedro Leal

Fotos de Miguel Carmo, ver o seu blog aqui.

10 comentários:

Anónimo disse...

Ouvir de Portugal, da Federação de Rugby e do seu Presidente que estão a apostar como nunca nos jogadores que estão em França e depois assistir a esta convocatória para Rússia com apenas um médio-de-formação que nem joga nessa posição, ignorando Fábio da Silva, Samuel Marques e Emmanuel Rebelo. Devem estar a gozar connosco!

Great_duke disse...

Existem, de certeza, razões desconhecidas do público para que um jogador como o Emmanuel Rebelo nunca mais tenha voltado à selecção depois da janela de Novembro de 2009 em que esteve muito bem.

Seria bom que se parasse com este tipo de comentários. Não é por r em França que se é melhor, como não é por jogar em Portugal que devemos incluir o jogador na equipa.

Os melhores em cada momento devem ser chamados, independentemente se jogam no campeonato da Gronolândia ou das ilhas Sandwich.

Nós (o público) não sabemos o que se passa fora das 4 linhas e existem muitos outros factores que têm influência na convocatória como: disponibilidade profissional, vontade de representar Portugal, espírito e entrosamento com o grupo, disponibilidade do clube para libertar o jogador, etc...

Sobre isto, nós nada sabemos e, como tal, deviamos deixar de especular sobre as razões porque alguns jogadores não são chamados. O seleccionador e a sua equipa técnica é que sabem porqu e chamam uns e não outros...

Jose disse...

nao podem mudar a cor do fundo do blogue e/ou das letras? é difícil ler com estas letras verdes fluorescentes!

Quanto ao jogo, não vi tudo mas estivemos bem a aproveitar as falhas dos romenos. Pena a jogada de Vasco Uva não ter dado ensaio quando estavam 3 para 1.

De resto, não acho que o Aguilar estivesse tão bem. o ensaio foi mesmo nabice dos romenos e devia defender melhor

Anónimo disse...

A não convocatória do Emmanuel Rebelo é um escândalo!

Anónimo disse...

Se ele fosse de Agronomia ou do GDD o que não estariam a dizer nos blogs mas como é filho de um emigrante só tem o que merece!
VERGONHA!

Anónimo disse...

Até o Bessa fala nisso:
http://xvcontraxv.blogspot.com/2011/02/um-so-medio-de-formacao.html

Anónimo disse...

o Bessa engoliu mais um sapo hoje

Anónimo disse...

ps. ò Bryan só hoje e que vi que es um chavalo, grande trabalho para tao tenra idade, continua!! Daqui a uns anos podes dar uma grande ajuda como externo da fpr para fazer a ligaçao aos clubes de uma forma mais formal

Anónimo disse...

lá por termos ganho, não deixou de ser um risco enorme ir para a Rússia sem dois formações.
Deixa lá o bessa em paz que ele tem ajudado esta direcção mais do que julgas...

Anónimo disse...

Em minha opinião o GRANDE teste é contra a Geórgia.......Neste momento reconhecidamente a 7ª potência europeia do Raguebi.......

Se vencer-mos será Espantoso.....Magnífico......