terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Balanço da primeira parte desta temporada 2010/2011

Estamos a meio percurso do desenlace final de todas as competicões francesas (Top14, ProD2, Fédérale1). Ontem fizemos o balanço dos nossos jogadores a actuar na Top14 e ProD2. Hoje, trata-se de saber o que aconteceu e sobretudo o que fizeram os nossos jogadores empenhados na Fédérale1.

Fédérale1 : Este ano a Fédérale1 so conta com 4 grupos. Os 3 primeiros grupos contam 12 equipas, o ultimo 13


Grupo 1 :

Emmanuel Rebelo que é capitão da sua equipa de Dijon efectuou 11 jogos e foi titular outras tantas vezes. Marcou dois ensaios mas sobretudo é sem duvidas o melhor jogador da sua equipa desde o inicio desta temporada. Faz jogos de grande nivel que posso comparar ao jogo que efectuou contra o Tonga o ano passado com a nossa Selecção. Este jogador prova cada semana, e mostrou claramente a toda gente, que é o melhor medio de formação português na actualidade.

Wilfried Rodrigues jogou 4 vezes com a equipa principal de Massy. Esteve lesionado algum tempo o que não lhe permitiu jogar todos os jogos da sua equipa. Titular indiscutivel, é considerado pelos os seus companheiros como um jogador lutador e muito rapido.


Grupo 2 :

Joe Gardener é uma das grandes figuras deste campeonato. Em 9 jogos, marcou 35 penalidades e transformou 10 ensaios o que faz um total de 125 pontos. Joe esta a fazer um excelente trabalho numa equipa que, na minha opinão, não tem muitas hipoteses de lutar para a subida à ProD2.

Mateus Mendes Tavares efectuou 4 jogos como titular e 2 como substituto. Esteve lesionado ao inicio da temporada. Esta, actualmente,a tratar dos seus papeis para obter a nacionalidade portuguesa.

Anthony Alves fez 4 jogos com a sua equipa de Montauban. Poucos jogos que não lhe permitiram mostrar todas as suas capacidades (que vimos durante o Outono Internacional). Um problema de licenças é a causa dos poucos jogos efectuados pelo jovem lobo. (Este problema de licenças acontece em todos os clubes, podemos ver o exemplo de Lourdes que não respeitou esta lei que obriga a pôr nas equipas um numero minimo de jogadores que tenham pelo menos 4 anos de contrato com o clube. Resultado: Lourdes foi punido com a dedução de 6 pontos na tabela classificativa, e isso foi decidido pela FFR ontem).

Ivo Morais efectuou 10 jogos com a sua equipa de Chateaurenard (7 vezes titular). Ivo tem um potencial fisico impressionante (tem exatamente 127 quilos) e do que vimos contra os USA é muito bom nas formaçãos ordenadas. Faz parte dos planos dos treinadores portugueses.

Marco Morais não fez ainda nenhum jogo na Fédérale 1 esta temporada.

Nelson Soares fez 8 jogos com a sua equipa de Romans como ponta ou centro. Marcou um ensaio e sem a sua lesão podia ainda ter feito mais. É titular indiscutivel na sua equipa desde que comecei a falar dele no blogue. Um valor seguro na Fédérale 1.

David Penalva fez 9 jogos com a sua equipa de Nice e foi um dos melhores desde o inicio da temporada. Um jogador com uma grande carreira que ainda pode dar mais ao rugby (português).


Grupo 3 :

Aurélien Béco é capitão de Limoges e é sem duvidas o jogador mais talentoso deste Grupo. Tem 24 anos, jogou 11 vezes esta temporada e foi titular outras tantas vezes. Tem valor que ninguem pode lhe retirar. Não vai ficar muito tempo em Fédérale 1.

Christophe Penaud jogou 7 jogos de Fédérale 1 desde o inicio da temporada o que perfaz tantos como em toda a temporada 2009/2010. Ainda é muito jovem, tem 22 anos e tem tudo o futuro para ele.


Grupo 4 :

Georges Simoes esteve indisponivel muito tempo (de Abril até Novembro) por causa duma lesão. Efectuou o seu primeiro jogo desta temporada a semana passada. Esperamos dele uma segunda parte da época com muitos jogos!

Francisco Fernandes efectuou 8 jogos com a sua equipa de Tyrosse (equipa mais forte de Fédérale 1 na minha opinão). Tem demonstrado que era um pilar muito forte na formação ordenada e importante nas fases defensivas.

Yannick Ricardo jogou 13 jogos (12 como titular). Converteu 44 penalidades, 6 pontapés de ressalto e transformou 12 ensaios o que faz um total de 174 pontos! Acho que nesta altura é o melhor marcador da Fédérale 1. Mais que isso, nota-se um jogador completo, capaz de defender e ataca muito bem a linha de defesa adversa. Julgo que tem que ser visto pelos nossos treinadores e sobretudo Frederico Sousa que foi o seu treinador nas categorias Sub21.

Arnaud Ferreira jogou 11 jogos com Cahors. E um jogador indiscutivel nesta equipa media de Fédérale 1.

Emmanuel Rodrigues efectuou 13 jogos (12 como titular). E um jogador indiscutivel desde a sua chegada a este clube em 2009. Faz parte dos jogadores com a capacidade
de dominar sempre o seu adversario no um contra um.

Thomas da Costa fez 13 jogos com Lourdes e é agora capitão. E considerado como um dos melhores pilares de Fédérale 1. E fez muitos bons jogos desde o inicio desta temporada.

Adrien Timotéo jogou 13 jogos com Lourdes e marcou um ensaio. Utilisado como centro, Adrien é um jogador com muito futuro, cuidado com ele para o futuro.

Stéphane Costa foi algumas vezes convocados para a equipa 1 de Morlaàs. Jogou sempre como substituto.

7 comentários:

Anónimo disse...

um feliz ano novo a todos esperemos que seja o ano da convocatoria para a seleçào do beco o ricardo i sobre tudo o rebelo è o melhor mèdio de formaçào portugues viva portugal viva os lobos

Anónimo disse...

eu concordo com o teu comentario imaginem uma terceira linha composta de balangue=beco=bardy a formaçào rebelo i a 10 ricardo talvez um dia em portugal apareça um typo que convoque os melhores

Anónimo disse...

estes rapazes são demasiados facsiosos. Antes desta terceira linha hão de alinhar vasco uva, julien bardy e jack le roux, a melhor do momento. Entretanto, julien bardy é finalmente convocado para um jogo, esperamos que lhe corra bem e que se consiga afirmar, para que este seja apenas o primeiro de muitos em 2011...

Anónimo disse...

infelizmente, julien bardy entrou em jogo aos 78 minutos... coitado, deve ser pouco moralizador, quase que não é convocado e quando o é mal lhe dão a oportunidade de jogar e mostrar o seu valor, deve ser frustrante... Dêem-lhe oportunidades!

Anónimo disse...

Coitado porque? ele vinha a jogar mais antes de se lesionar. Tinha sido titular nos outros jogos que jogou esta epoca no TOP14. Já viste quem são os outros 3as linhas do Clermont?

-Alexandre Audebert (internacional frances)
-Julien Bonnaire (internacional frances)
-Alexandre Lapandry (internacional frances)
-Elvis Vermeulen (internacional frances)
-Jason White (internacional escoces)
-Sione Lauaki (internacional All-Black)

estamos a falar do campeão frances que tem «só» um orçamento de 21 milhoes de euros....coisa pouca...se o bardy, que renovou contrato a epoca passada, é coitado porque quando volta á convocatoria do clermont so joga 2 minutos e é frustante o que serão e sentirão por exemplo os portugueses que jogam na divisão de honra?

Tendo em conta a realidade do rugby portugues, cada minuto que um lobo faça no TOP14 é sempre uma pequena vitoria!

Anónimo disse...

um feliz ano novo a todos esperemos que seja o ano da convocatoria para a seleçào do beco o ricardo i sobre tudo o rebelo è o melhor mèdio de formaçào portugues viva portugal viva os lobos

eu tamben concordo tanbem com o teu comentario so que o ricardo nunca mais sera chamado en quanto o sr presidente diodo sera o namorado do antigo manager do benfica e agora da selecao essas duas pessoas na tem palavra
jose da costa

Anónimo disse...

http://www.portela13.com/index.php/reportagens/3-treinador/141-enorme-admiracao-