quinta-feira, 21 de março de 2013

Balanço : Amanhã começa hoje....


Este blogue foi criado apos o Mundial 2007 onde, sabemos todos, a nossa Seleção Nacional entrou na história ao ser a primeira equipa amadora a participar neste grande evento desportivo mundial.
Tinha 16 anos e vibrei como nunca....

Em primeiro, vou apresentar-me e penso que muitos vão ser aqueles que se reconhecerão na minhas palavras. 
Sou filho dum português de Guimarães que emigrou para a França nos anos 80 e duma mãe, filha de emigrantes portugueses da Serra da Estrela. 
Ainda me lembro das minhas férias a tentar fazer fugir os cães da Serra que queriam comer as ovelhas, a passar o fim das tardes no clube (café) da aldeia a ver os jogos do meu Benfica... 
Em resumo, sempre vivi com Portugal e pronto tenho muito orgulho das minhas raízes, está no meu sangue e ninguém me pode tirar isso. 
Não nasci, nem pago os meus impostos em Portugal, é verdade, mas mesmo assim sinto-me português e tenho que vos dizer que algumas vezes me sinto mais português que alguns que nasceram e lá vivem....enfim isso é outro assunto.

Gostei e gosto de muitos desportos e como um bom português que deve ser, apoio sempre uma equipa nacional portuguesa em qualquer desporto que seja. 
Em 2007, o Mundial de rugby teve lugar em França e tive a grande sorte de ver o jogo da nossa Selecção Nacional frente a Italia. 
Já vi a equipa portuguesa de Andebol, Futebol, Futsal e Hóquei em patins num estádio e quase todas as equipas e grandes desportistas portuguesas na Tv.
Porque então um blogue sobre o rugby e não sobre a Seleção Nacional de Vela? 
Porque não fazer como quase todos os jovems de pais portugueses de França, e apoiar a Seleção Nacional de Futebol e o resto que se foda....?
Isso tem a ver com a paixão que tenho por este desporto e sobretudo com o sentimento que me invadiu durante este Mundial 2007...Orgulho, sim senhor, fiquei orgulhoso de ver aquela selecão fazer o que nenhuma outra equipa teria podido fazer. Não ganhamos nenhum jogo, é verdade, mas isso não era importante.

O Mundial 2007 passou e estamos agora em 2013. 
Em 2011, Portugal não conseguiu fazer historia outra vez e ficou de fora dos 20 eleitos para o Mundial na Nova Zêlandia. 
Do meu lado, abri este blogue sem saber que alguns anos mais tarde, o objectivo que era de fazer conhecer, ao mundo rugbistico português, jogadores de origem portuguesa que jogam em França,  seria alcançado. 
Hoje não digo que a presença de jogadores portugueses na Selecção é fruto exclusivo do meu trabalho, pois não seria verdade, mas mesmo assim estou certo de ter contribuído para isso. 

Hoje, sinto-me obrigado de dar um grito de raiva e sobretudo de descontentamento e de continuar o que interrompi há ano e meio - este blogue.
Depois da derrota contra a Romênia em 2010 que afastava Portugal do sonho de jogar um segundo mundial consecutivo, escrevi o texto seguiente "Agora é ver para a frente, continuar a trabalhar. 3 anos, é o que falta antes da proxima fase de apuramento. Temos que aproveitar estes 3 anos para voltarmos mais fortes." 

Com os resultados do 6 Nações B 2012 e a Nations Cup 2011 e 2012, não podemos dizer que Portugal aproveitou este tempo para voltar mais forte. 
Podemos mesmo dizer que Portugal não melhorou em nenhum sector de jogo e ficou cada vez  pior. 

Agora, é preciso encontrar as razões deste fiasco
Será culpa dos jogadores que não dão tanto como nos melhores anos da Selecção? 
Será da culpa da FPR com o seu corpo dirigente que não conseguiu encontrar o bom caminho e as boas decisãos? 
Será da culpa do staff técnico que não conseguiu impor aos jogadores o plano de jogo adequado? 
Tantos perguntas que pedem resposta.... 

Agora é saber o que fazer. Algums jogadores vão ter que deixar a Seleção devido aos anos que passam, e isso corresponde a uma situação normal. 
Na minha opinão, é importante agora fazer uma distinção entre os jogadores de sevens e de XV. 
Não podemos continuar assim, Portugal tem que evoluir como todas as selecçãos principais europeias o fazeram (França por exemplo). Um caso que jà deveria estar resolvido....

Também agora que o contrato de Errol Brain não vai ser renovado, a escolha do treinador é importantissima.
Um treinador que conheça bem as dificuldades encontradas ao nivel da segunda zona da Europa. 
Também, man ter uma boa relação com os clubes franceses é agora fundamental visto o numero de jogadores da Seleção que actuam em França. 
Não vou ser muito original e para alguns fofoqueiros não sera uma surpresa se digo que a escolha dum treinador francês ou que fale francês seria oportuno. 

Também e acho isso fundamental, o grupo de jogadores que tem a honra de representar Portugal deve ter um comportamento impecável.
Isso é uma coisa com que não pode ter intransigência, todos aqueles que levaram e levarão as cores de Portugal merecem respeito e os atuais jogadores não devem esquecer isso. O que aconteceu em Espanha durante a noite após o jogo é muito prejudicial para o rugby português, já que em termos de resultados não estamos bem....

Agora, Portugal quase não tem o seu futuro nas mãos, contudo acho que se deve relembrar o facto mais importante do rugby português: a qualificação de Portugal para o Mundial 2007. Não vamos falar do Mundial mesmo mas sim da qualificação que foi dificil e mesmo para alguns um milagre. 
E de lembrarmos o que fazia a força da nossa Seleção: o sacrifício. 
Será que Portugal ainda tem este espirito que, no final, fazia a diferença? Espero que sim, pis caso contrário, Portugal se tornará uma Seleção comum e sem alma....

6 comentários:

Anónimo disse...

Excelente regresso. E Bryan, não há ninguém mais português que tu.Tão português talvez, mas mais, não existe.

Hugo, Porto

Anónimo disse...

Sê bem vindo de volta Bryan! Um abraço!

Anónimo disse...

BEM Vindo Bryan, Finalmente o teu regresso.


Cumprimentos


Great_duke disse...

Olá Bryan,

Fico contente pelo teu regresso. Cá ficaremos à espera da tua contribuição. Isto bem precisa de gente positiva.

Um abraço.

Anónimo disse...

enfin de retour salut BRYAN


rui

Anónimo disse...

If you are going for finest contents like I do, just pay a visit this website
every day since it provides feature contents, thanks

Also visit my webpage: Arabic Books