segunda-feira, 17 de junho de 2013

Um fim de semana cheio de rugby: Balanço



Este fim de semana teve muito bons momentos de rugby com alguns resultados que dão a pensar que o nosso desporto favorito está a crescer muito em pais de segunda zona.

Sexta-feira, Tonga deslocou-se até Carlson em California onde jogou naturalmente contra os Estados Unidos. A viagem verificou-se positivo porque Tonga saiu com uma vitoria 18 - 9 sobre os seus adversarios do dia. Um muito bom resultado sobre os americanos nesta competição da Pacific Nations Cup.

Sábado começou os jogos mais interessante.
Em primeiro, vamos dizer, os jogos mais importantes com Nova Zêlandia - França e Argentina - Ingleterra. Nova Zêlanda não deu hipóteses a França com uma vitoria sem lagrima 30 a 0. O resultado não reflete a partida, fica muito severo contra a França que levou dois ensaios em contra-ataque dos All Blacks.
No outro jogo, a Ingleterra arrancou a Argentina por 51 - 26 em Buenos Aires.

Nos jogos que me interessavam mais, teve muitas boas surpresas e dá-me a pensar que a nossa Selecção não está no carro bom....

O Japão foi a primeira grande surpresa com a vitoria frente o Pais de Gales 23 - 8. Num jogo muito equilibrado, os japoneses conseguiram acelerar o jogo cuando era preciso. Muito bom foi o numero 12 do Japão, muito bem a atacar a linha de ventagem e o defesa no jogo ao pé. Fica a video do jogo aqui.

A Italia foi superada por a equipa das ilhas de Samoa com um resultado justo e merecido 39 - 10. Num jogo dominado pelos os samoan, o que me surpreendeu é a força colectiva deles além da força característica deles que é o poder físico. Uma partida muito agradável com um jogo muito bem sentido da parte do medio de formação samoan. Fica a video dos melhores momentos do jogo aqui.

Oh Canada! A equipa canadiana perdeu em casa contra os irlandeses 14 - 40. Os canadianos conseguiram fazer igual a igual com os seus adversarios até os 60 minutos de jogo. Uma prova que o rugby está a crescer muito neste pais que há pouco tempo, Portugal conseguia dominar ou pelo menos fazer igual a igual.
Aqui fica a video dos highlights da partida.

Balanço:

O que posso dizer dum ponto de vista geral é que o rugby está a crescer muito nos paises que podemos considerar do nosso tamanho. Estes paises estão a ganhar cada vez terreno sobre Portugal que fica na posição 22 da tabela IRB.
Estes resultados devem dar a pensar aos dirigentes da FPR que Portugal está ao cruzamento duma nova epoca para o rugby mundial. Jogos muitos mais equilibrados entre os principais paises e os paises da segunda zona.
Agora, é saber o que queremos. Queremos continuar a jogar frente equipas deste nivel ou vamos continuar a fazer deslocação em America de Sul para defrontar equipas como Uruguai ou Chile?
Estou muito preocupado por o que estã a ser (ou não) feito.
Sr. Errol Brain foi despedido do posto de seleccionador de Portugal em Março e ficamos a espera do novo nome do treinador não so os adeptos más também jogadores mesmo de Portugal que conheço pessoalmente.

Ao final, muito fica por fazer e de acordo com o que será feito, podemos dizer se sim ou não Portugal está no bom caminho....

Sem comentários: