sábado, 27 de novembro de 2010

Portugal - Canadá : Resultado


A nossa Selecção Nacional foi hoje derrotada pelo Canadá por 23 - 20.
....
Entramos no jogo da pior maneira com dois ensaios marcados pelos canadianos nos 7 primeiros minutos de jogo. Cada vez que o Canadá tinha a bola na mão eram metros ganhos, a unica placagem em que fizemos recuar os canadianos, foi ao 2°minuto pelo Vasco Uva.
O segundo ensaio foi marcado apos uma má inspiração de Pedro Leal, que foi penalizado imediatemente com um Turn-Over. Uma velocidade constante, um sentido do desmarcação acentuado e sobretudo duas placagens falhadas por parte dos portugueses deram aos canadianos a ocasião de marcar este ensaio. Portugal não sabia como defender.
Nesta altura, pensei no jogo Espanha-Canada onde a Espanha levou mais de 60 pontos.
A diferença no ranking IRB mostrava-se mais que normal...
Portugal 0 - 12 Canadá.
Depois dum alinhamento muito mal lançado pelo capitão, Joe Gardener consegue recuperar a bola, faz uma finta de passe, perfura a linha de defesa canadiana e depois duma corrida até o meio campo joga muito bem com um passe que envia Antonio Aguilar ao ensaio.
Portugal continua a pressionar e com um excelente passe de Joe Gardener para Frederico Oliveira muito bem intercalado e consegue dar ao Gonçalo Foro que vai ao ensaio.
Dois ensaios que saem de lado nenhum. Portugal 14 - 12 Canadá aos 30 minutos de jogo.
Antes do intervalo, os canadianos marcam uma penalidade. Portugal 14 - 15 Canadá ao intervalo, um milagre que Portugal estava tão perto, apenas um ponto de diferença.

Entramos bem na segunda parte com uma falta numa fase de ruck onde Portugal obteve uma penalidade que Joe marca. Portugal 17 - 15 Canadá aos 42 minutos.
Aos 55 min de jogo, Julien de Sousa Bardy, que foi menos brilhante esta tarde, conseguiu ficar com a bola no relvado ainda com poucos jogadores ao seu lado e muito mal posicionado, perto da linha de touche. O jogo estava nesta altura muito equilibrado mas os canadianos conseguiram marcar mais um ensaio, o terceiro. Portugal 17 - 20 Canadá. Julien de Sousa Bardy é punido na mesma ocasião com um cartão amarelo.
Depois duma mêlée, grande placagem de Francisco Mira que faz recuar os canadianos e ainda uma grande placagem de Gonçalo Foro. Assim Portugal obteve uma penalidade. Portugal 20 - 20 Canadá aos 60 minutos.
Num ruck perto da linha dos 22 metros de Portugal, Vasco Uva fez uma falta que permite aos canadianos passar para a frente. Ao contrario do que pensei, como os comentadores da SPORTV, a falta penalizada pelo arbitro foi a falta de Vasco (disputou a bola com as mãos dentro da formação espontânea) e não de Laurent Balangué. Portugal 20 - 23 Canadá aos 76 minutos de jogo.
Portugal tentou marcar mais um ensaio e Pedro Leal perto da linha de touche chuta a bola e os canadianos bem pressionados por um excelente Gonçalo Foro esta tarde concederam uma mêlée a 5 metros da linha. Portugal com a bola na mão esta a 20 centimetros do ensaio mas duma maneira inexplicável (?) perde a bola. O arbitro não dá mais tempo e acaba o jogo com o resultado de 20 - 23.

Portugal jogou com:
Para não repetir, e isso vale para todos os jogadores em campo nos 30 primeiros minutos, os Lobos foram sempre dominados e cada placagem efectuada foi sempre com metros perdidos. Isso nos 30 primeiros minutos deste Teste Jogo.
....
1. Francisco Fernandes: Muito dificil julgar um jogador que desde o inicio do jogo, se lesionou no ombro mas continuou a jogar mesmo com a dor. Contudo não comprometeu.
2. João Correia : Fez um jogo correto com sempre abnegação nas placagens. Nos alinhamentos esteve mal, não sei se é por falta de comunicação ou simplesmente maus lançamentos.
3. Cristian Spachuk : Bom jogo do Cristian que se revela um pilar muito bom ao nivel internacional, sabendo-se que é um excelente pilar de ProD2.
4. Rui D'Orey : Lutou todo o tempo que esteva em campo. E um guerreiro incansavel.
5. Gonçalo Uva : Muito menos em evidência que nos dois primeiros Testes Jogos. Estava talvez um pouco cansado, o que se pode explicar com duas exibiçãos de grande qualidade.
6. Vasco Uva : Tal como o seu irmão parecia um pouco cansado mas sempre luta com muita agressividade. Infelizmente, ele dá a vitoria aos canadianos com a falta no ruck.
7. Julien Bardy : Durante o tempo em que os canadianos dominaram, pouco se viu. Fez uma exibição menos espectacular que as duas primeiras. Como estávamos habituados a grandes exibiçãos, parece ter feito um mau jogo.
8. Tiago Girão : Como os três ultimos, fez um jogo muito menos conseguido que os dois primeiros. Para mim, Tiago ganhou muitos pontos durante este Outono Internacional.
9. José Pinto : Foi menos em evidencia que a semana passada. Talvez porque o Joe fez...
10. Joe Gardener :....um jogo espectacular. Acçãos de grande classe, um pontapé de nivel mais que internacional. Para ser ainda melhor, tem que defender muito mais e bem. Como ele me revelou, tem que trabalhar as placagens.
11. António Aguilar : Bom jogo do Antonio com um ensaio numa acção de classe de Joe.
12. Pedro Silva : Dificil. Ao lado dele, havia um OVNI o que pode explicar uma exibição mediana.
13. Frederico Oliveira : Melhor jogador em campo. Grandes placagens, sempre muito bem posicionado (no ensaio de Foro, um sentido de colocação e uma corrida mais que perfeita). Esta opção escolhida pelos dois treinadores convenceu-me. Agora, sabemos que temos um segundo centro e uma ponta de grande nivel.
14. Gonçalo Foro : Fez um muito bom jogo. Deve ter mais cuidado com os adiantados.
15. Pedro Leal : Um bom jogo do Pedro que foi durante as 30 primeiras minutos bombardeadopelos canadianos.
....
Suplentes:
16. João Júnior : entrou aos 56 minutos de jogo ao lugar de Francisco Fernandes. Entrou muito bem e sempre bem posicionado nas mêlées.
17. Bernardo Costa Duarte : entrou aos 63 minutos de jogo para o lugar de Cristian Spachuk. Fez uma boa entrada mas para ter um julgamento mais objectivo, É preciso vê-lo jogar mais.
18. Eduardo Acosta : entrou aos 55 minutos de jogo para o lugar de Rui D'Orey. Não tomei muito atenção a ele mas conhecemos todos o valor deste jogador.
19. Laurent Balangué : entrou bem e como ele me disse, a falta no ruck que dá a vitorias aos canadianos não é dele.
20. Pedro Cabral : Não entrou em campo.
21. Francisco Mira : entrou aos 55 minutos de jogo ao lugar de Pedro Silva. Gostei muito da sua entrada tal como no jogo contra os USA. Gostaria de o ver mais, como titular por exemplo.
22. Bernardo Silveira : Não entrou em campo.
....