sábado, 13 de novembro de 2010

Portugal - USA : Resultado

Mêlée portuguesa, todas as fotos são de Antonio Lamas, ver aqui seu blog
..
A nossa Selecção Nacional foi hoje derrotada pelos os USA 22 - 17.

Entramos no jogo bastante bem com uma boa recepção do nosso melhor jogador em campo hoje, Julien de Sousa Bardy. Depois duma boa jogada do n°7, os USA concederam a primeira penalidade do jogo que Joe Gardener, 4/5 nos pontapés aos postes, converteu. Portugal 3 - 0 USA aos 5 minutos de jogo.
Logo a seguir, começou um dificil momento para os nossos lobos com os USA a sair as bolas muito rapido das zonas de ruck e a pôr a defesa portuguesa em perigo, com o exemplo da placagem falhada por Anthony Alves sobre Taku Ngwenya, a ponta mais rapido do mundo com 10,25s/100m! Felizmente, Pedro Leal que fez um jogo bastante bom conseguiu parar o americano a 5 metros da linha de ensaio. Depois duma mêlée com introdução dos USA, Julien Bardy efectua uma placagem de grande qualidade que poe os americanos em dificuldade. Portugal obtem assim uma segunda penalidade que Joe não falha: Portugal 6 - 0 USA aos 18 minutos.
Ainda a notar, Gonçalo Uva que faz uma placagem de outro mundo! Ganhamos pelos menos 5 metros!
Depois numa jogada com mais de 10 fases de jogo, os USA conseguem marcar em força e contra dois portugueses o primeiro ensaio por Taku Ngwenya. Portugal 6 - 7 aos 24 minutos.
Entre os 30 e os 40 min de jogo, o jogo foi bastante equilibrado com muitas faltas das duas partes.
Ao intervalo, Portugal perdia por 6 a 10.


Portugal entrou bem na segunda parte ainda por Julien Bardy que fez um grande placagem onde Portugal obteve uma penalidade que Joe marca. Portugal 9 - 10 USA aos 42 minutos.
Aos 14 minutos de jogo, depois uma fase de ruck onde a bola sai com uma rapidez inexplicavel, os americanos vão ao segundo ensaio. Portugal 9 - 17 aos 54 minutos. Joe responde com mais uma penalidade. Portugal 12 - 17.
Depois uma jogada dos 3/4's, Frederico Oliveira perde a bola num contacto com um americano que recupera a bola e vai ao ensaio depois de uma corrida de mais 40 metros. Portugal 12 - 22.
A um minuto do fim do jogo, Portugal esta a 5 metros da linha de ensaio e obtem uma melee onde arrasta a formação ordenada americana e Vasco Uva, reposicionado a n°8 depois da saida de Tiago Girão, marca o unico ensaio de Portugal.
Depois deste ensaio, não tinhamos mais tempo para ir buscar a vitoria e o jogo ficou com o resultado de 17 - 22.

Portugal jogou com:
1. Cristian Spachuck: o pilar de Colomiers fez um jogo muito bom. Determinante nas formaçãos ordenadas, Spachuk esta muito bem neste inicio de temporada.
2. João Correia: O capitao fez bastante boas introduçãos no alinhamento mas esteve mal em algumas placagems.
3. Anthony Alves: Nem parece ter 21 anos. Fez um optimo jogo na mêlée e esteve sempre concentrado em campo. Uma erro: placagem falhada sobre Taku Ngwenya.
4. Gonçalo Uva: Gonçalo fez um jogo muito bom, grandes placagems, muito bom nos alinhamentos. Excelente jogo do segunda linha de Montpellier.
5. Juan Severino: Não tomei muito atenção a ele mas estou convencido que é melhor a n°8.
6. Vasco Uva: Grande jogo do mais internacional em campo, marcou o ensaio que recompensou a mêlée portuguesa.
7. Julien de Sousa Bardy: Melhor jogador em campo, esteve em todo o lado! Julien mostrou o que é um jogador de nivel Top14.
8. Tiago Girão: Não o vi muito.
9. José Pinto: Fez um jogo bastante bom. Melhorou na defesa.
10. Joe Gardener: Joe fez um jogo muito interessente nesta posição. O seu jogo ao pé é muito precioso. E conseguiu, gerir esta pressão. A sua vinda para França deve ter a ver com esta mudança.
11. António Aguilar: Não sei o que dizer, não o vi.
12. Pedro Silva: Pedro é o centro mais experiente que temos. Tem que se impôr. Tem capacidades para ser um muito bom substituto de Diogo Mateus.
13. Frederico Oliveira: Para mim, não foi boa opção. Falta-lhe ainda tamanho e foi o melhor ponta o ano passado.
14. José Lima: Teve na frente a melhor ponta do mundo. Acho que esteve mal posicionado no primeiro ensaio dos americanos. Mas tem capacidades fisicas muitas surpreendentes.
15. Pedro Leal: Bom jogo do Pipoca. Grande placagem sobre Taku Ngwenya que ia ao ensaio.

Suplentes:
16. Lionel Campergue: entrou aos 55 minutos para o lugar de João Correia. Fez uma boa entrada com boas introduãos no alinhamento. Muito importante nas boas mêlées do fim do jogo.
17. Ivo Morais: entrou aos 65 minutos para o lugar de Anthony Alves. Excelente entrada, consegue ficar de pé e avançou bastante com a bola na mão. Arrancou o pilar adversrio na ultima mêlée.
18. Rui D'orey: entrou aos 55 minutos para o lugar de Juan Severino. Boa entrada do jogador de GDDireito.
19. Laurent Balangué: entrou aos 55 minutos para o lugar de Tiago Girão quase marcava ensaio não fosse o anto-jogo do americano. Muita importante recuperação de bola depois do ensaio de Portugal.
20. Pedro Cabral: Entrou aos 70 minutos para o lugar de Joe Gardener. Pouco tempo para o ver.
21. Francisco Mira: entrou aos 65 minutos para o lugar de Frederico Oliveira. Muito bom no contacto.
22. Gonçalo Foro: entrou aos 54 minutos para o lugar de José Lima. Fez uma boa jogada aos 65 minutos.

Os pontos marcados por Portugal:
- 1 ensaio de Vasco Uva (79° minutos)
- 4 penalidades de Joe Gardener (5°, 18°, 2° e 57° minutos)

Os pontos positivos:
- a formação ordenada
- introduções e recepção no alinhamento
- jogo ao pé

16 comentários:

Anónimo disse...

o julien é um espetaculo!!!!! e o nosso ensaio foi espetacular, ver a melee americana recuar foi demais, pena foi o anti jogo americano quando o balangue(gostei muito da entrada dele) ia para ensaio!!

abraço bryan e continua com este grande site que tanta informação nos dá!!!!

Anónimo disse...

O ensaio do Ngwenya não foi culpa do Zé Lima mas sim do Pedro Leal que foi completamente varrido pelo ponta americano.O Zé Lima estava antes e não teve qualquer envolvimento na jogada. Porque é que está referido as falhas de placagem do João Correia e não está referida A falha de placagem do Campergue que deu origem ao 3º ensaio americano?

Anónimo disse...

entao nao viste o jogo na televisao a resposta esta ai

bryan disse...

Calma.
Primeiro, na acçao do terceiro ensaio, se nao me enganou, a bola é perdida por Frederico e o jogador americano recupera a bola e vai ao ensaio a correr ao lado da linha de touch. Nao vi ninhum placagem falhado. Mas talvez ha, nao posso afirmar de certeza o contrario. Segundo, Joao falhou algumas placagems isso estou seguro. Emfim, sobre o José Lima nao digo que ele falha um placagem e sei que Pedro nao consegue parar o Ngwenya mas o jovem lobo nao ta bem posicionado desde o inicio numa acçao onde Portugal esta bem posicionado em defesa, mais nada. Mas também posso dizer que o Lima fez uma excelente placagem na metada da primeira parte sobra a ponta americana.

Nao estou ca a desacreditar os lobos que jogam em Portugal porque sei muito bem o que queres afirmar anonimo. Joao é um grande jogador e o que falha é pouco ao lado do que consegue.

Comprimentos, Freitas Bryan.

Anónimo disse...

Antes de correr para a linha de touche atropela o campergue...
http://www.youtube.com/watch?v=MQvQwDmYK5M (min 2.30)

No 1º ensaio amaericano não consegui ainda perceber qual foi o erro do Zé Lima (14). O único erro que vejo é falha de placagem do Pedro Leal, que é o 15. http://www.youtube.com/watch?v=djl8Nxa21ic (min 1.21)

bryan disse...

Sim tens razao, o Lionel falha uma placagem que nao se pode falhar no terceiro ensaio.
O que nao percebo é a posiçao do Zé Lima e do Pedro Leal. Nestas situaçaos (onde a defesa esta bem posicionada com uma espaço entre os jogadores muito pequeno e preciso bem cuando a defesa esta bem em boa posiçao), o arriere fica entre o segundo centro e a ponta. Mas talvez que esta troca de posiçao foi prevista. Concordo com o placagem falhado do Pedro como ja o disse no comentario ulterior. E assim que vejo as coisas, pode nao ser boa.

Anónimo disse...

bryan vi agora o jogo a onde e que viste uo joe fazer um bom jogo ???
en defesa falho por menos 4 o 5 plaquagens para mim so nos tiros os postes e que foi bom mais nada um grande 15 o joe mais nao e um n10
o pedro leal tem que ficar(como le dissirem o perignan)nos sevens e mais nada no centro tem que jogar o duarte
equipe amaricana muita fraca

Unknown disse...

o Beco está disponível Bryan? abraço David

Anónimo disse...

O Beco ja jogou por Portugal o ano passado contra Tonga e Pumas.
Mas este ano nao pode jogar por razoes de trabalho. Fonte:

o proprio bryan freitas neste post.

http://lobosportugalrugby.blogspot.com/2010/11/os-convocados-para-os-treinos-de-8-1211.html

Anónimo disse...

Isto aqui é o oito e o oitenta...é só ter uma oportunidade. E aí está.

Anónimo disse...

bryan, o jean de sousa está disposto a jogar por portugal ou ainda está esperençado de jogar pela equipa principal francesa? digo isto porque foi titular na equipa de sub20 francesa durante todos os jogos que realizou, inclusive no campeonato do mundo de juniores... apesar do foço existente entre esta selecção e a equipa principal, ele ainda pode ter esperenças de a representar!

Anónimo disse...

muito fraco o correia, esta na hora de dar a posição a outro mais forte e rápido.

Anónimo disse...

concordo!!

Anónimo disse...

bryan porque nao respondes ao meu comentario sobre o jean de sousa? Nao sabes o que responder?

Anónimo disse...

Agora já viste o Aguilar?

Anónimo disse...

Brian

A tua apreciação e comentário ao grande jogo;

Portugal vs. Namíbia


Continua o teu bom trabalho

Força Lobos.....!!!!!